9 de diciembre, 2020

A Importância da Gastronomia no Mundo

No quadro dos Objetivos do Milénio a principal tarefa a empreender é sem dúvida o combate à fome e aos problemas de água potável em todos aqueles países que ainda sofrem este flagelo humanitário.

Por outro lado, nos países desenvolvidos com níveis económicos aceitáveis, a saúde sempre foi e continua a ser a causa maior de preocupação das pessoas, das famílias e das sociedades. São inúmeras as causas que afetam a saúde e que contribuem para um conjunto grande de doenças e patologias, como sejam, a falta de exercício físico, a falta de controlo emocional e a ingestão de produtos prejudiciais como drogas, álcool em excesso ou tabaco. No entanto, o elemento principal é, sem dúvida, uma alimentação inadequada, que é a principal causa de problemas de obesidade, anorexia, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas gástricos, etc., que contribuem decisivamente para a saúde dos indivíduos e que geram despesas extraordinárias, na assistência sanitária pública ou privada.

Assim, é absolutamente indispensável, incorporar os conhecimentos sobre alimentação nutrição e educação do gosto, bem como os conhecimentos e a cultura da alimentação-gastronomia, nos sistemas educativos dos diferentes países.

Por outro lado, a gastronomia e a cozinha, converteram-se numa forma de expressão artística e cultural cada vez mais importante, sendo a alimentação e a boa mesa um dos suportes fundamentais das relações sociais e familiares. Por último, é óbvio que a gastronomia se converteu num elemento essencial da promoção turística, sendo a oferta gastronómica uma das motivações principais para a escolha do destino de viagens.

É neste âmbito que foi aprovada pelo Parlamento Europeu, a Resolução nº A7-0127/2014, que recomenda à Comissão Europeia e aos Estados Membros, o desenvolvimento de políticas de educação em alimentação e gastronomia, através da sua inclusão no sistema educativo de todos os países.